O EB (Exército Brasileiro) realizou duas capacitações do uso do SisGCorp (Sistema de Gestão Corporativa) na PF (Polícia Federal), em meio à última fase de transferência do controle dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) para a instituição.
O sistema é usado pelos atiradores esportivos para autorização de compra de armas e novos CRs (Certificados de Registro de CACs), entre outros documentos.
SisGCorp da PF vai abranger diversos serviços
A primeira etapa capacitação foi em torno das “funcionalidades de concessão, revalidação, apostilamento, autorização, registro e emissão” do sistema, informou a DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados), na última semana.
Já a segunda, solicitada pela PF, foi para “a prática de análise, aprovação e encaminhamento para fase de homologação das solicitações de serviços para pessoa física”.
Transferência deve ser finalizada em breve
A última fase do processo, iniciada neste segundo semestre de 2024, prevê a finalização do desenvolvimento do sistema de gerenciamento pela PF e a conclusão das capacitações conduzidas pelo EB.
A PF deverá ter um sistema nomeado ‘Sinarm-CAC‘, paralelo ao Sistema Nacional de Armas, para cuidar do setor.
A partir de 1º de janeiro de 2025, a PF assumirá “integralmente as atribuições, incluindo fiscalização de atividades, registros e autorizações relacionadas”, diz o DFPC.