Crime inafiançável

Projeto do Senado prevê prisão para quem portar arma sob efeito de álcool

Estatuto do Desarmamento já prevê perda do porte de arma para quem for flagrado sob efeito de álcool ou outras substâncias

O projeto prevê detenção de 3 a 5 anos para quem for flagrado portando arma sob efeito de álcool (divulgação)
O projeto prevê detenção de 3 a 5 anos para quem for flagrado portando arma sob efeito de álcool (divulgação)

Um projeto de lei (íntegra), da senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS), quer prisão de 3 a 5 anos e multa para quem portar uma arma de fogo sob efeito de álcool ou qualquer “substância psicoativa que determina dependência”.

O PL, que altera o Estatuto do Desarmamento, foi apresentado em abril na Comissão de Segurança Pública da casa, e atualmente aguarda designação de um relator.

O Estatuto já prevê a perda de autorização do porte de arma quando o portador for detido ou abordado “em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas”.

No entanto, para a senadora, “a simples perda da autorização do porte de arma de fogo não é suficiente”, diz no texto do projeto.

“A gravidade dessa conduta, que coloca em grave risco a incolumidade física e a vida dos demais membros da sociedade, possui o condão de alçá-la ao nível de delito criminal, com todas as consequências repressivas atinentes ao direito penal”, afirma.