O novo decreto dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores), aguardado para essa semana, ficou para a primeira semana de janeiro, segundo representantes do setor.
A Aniam (Associação Nacional das Indústrias de Armas e Munições), presidida por Salesio Nuhs, CEO da Taurus Armas, afirma que “teve conhecimento de que o novo decreto” será publicado na próxima semana.
A associação afirma ainda que o prazo para adequação às exigências relacionadas à distância mínima de clubes de tiro e instituições de ensino “vence apenas em 21 de janeiro de 2025” e que “a questão será solucionada” antes desse prazo.
CBTE: “Novo decreto está previsto para dia 3 de janeiro”
O THE GUN TRADE teve acesso a uma mensagem enviada por Jodson Gomes Edington Junior, presidente da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), na qual ele diz que a previsão para publicação é para o dia 3 de janeiro.
Segundo Jodson, na data de ontem (26), o deputado Ismael Alexandrino “estava em reunião analisando o texto final” do novo decreto dos CACs no Ministério da Justiça.
“Entendemos que não será 100% do que gostaríamos, mas foi o necessário para sobrevivermos praticando nosso esporte nos clubes, federações, ligas nacionais e confederações”, diz o chefe da CBTE na mensagem.