Em novo decreto

Carabinas .22 semiauto deixarão de ser restritas, diz MJ

Novo decreto dos CACs removeu a restrição das carabinas, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

As carabinas .22 LR deixarão de ser restritas, de acordo com o novo decreto dos CACs
As carabinas .22LR deixarão de ser restritas (divulgação/CBC)

As carabinas .22 LR semiauto deixarão de ser restritas aos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) no novo decreto que regula o setor, de acordo com o ministro Ricardo Lewandowski.

O decreto 11.615/2023 colocava todas as armas de funcionamento semi-automática como restritas, e agora o entendimento foi alterado.

A fala do ministro foi feita nesta terça-feira (3) de uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado, realizada na Câmara dos Deputados.

Decreto dos CACs já foi assinado

Segundo o ministro, novo decreto dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) foi assinado pelo Ministério da Justiça.

Ele traz novas regras sobre a habitualidade, que agora será por ‘grupo de armas‘; bem como uma restrição de horário para os clubes de tiro durante a semana.

De acordo com Lewandowski, o funcionamento dos clubes de tiro das 18h às 22h durante a semana, exceto para atividades administrativas ou pedagógicas —o que pode incluir cursos, segundo o ministro. No final de semana, o horário é livre.

Carabinas de pressão também estão liberadas

As espingardas de pressão, também conhecidas como ‘armas de chumbinho’, deixam de ter calibres proibidos, segundo o ministro.

O decreto 11.615/2023 determinava que calibres acima de 6mm não poderiam mais ser vendidos.

No entanto, o Ministério da Justiça aliviou a questão, de acordo com Lewandowski.