Atualização do sistema

CACs: SisgCorp disponibiliza opção para progressão de nível

Solicitação era feita apenas via apostilamento; sistema foi atualizado e incluiu serviço para progressão de nível

A migração de nível dos CACs ficou disponível de forma digital
A migração de nível dos CACs ficou disponível de forma digital (Rodrigo Ziebell/EMBM/PM5)

A solicitação para progressão de nível dos CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores), da categoria ‘Atirador‘, ficou disponível no SisgCorp (Sistema de Gestão Corporativa do Exército), na última sexta-feira (27).

O sistema ficou por mais de um mês fora do ar. Agora, ainda apresentando instabilidades, consta com a opção para esse serviço de forma digital*. O custo é de R$ 50.

Antes, o pedido era feito apenas de maneira física nas SFPC (Secretarias de Fiscalização de Produtos Controlados) ou OM (Organizações Militares) das Regiões Militares.

*O THE GUN TRADE conseguiu acessar o sistema normalmente na última sexta (27). Neste sábado (28), o serviço se encontrava novamente instável. A reportagem questionou o Exército sobre a operacionalidade do serviço e aguarda resposta.

Como solicitar progressão de nível: Passo a passo

Para ingressar com o pedido de progressão de nível, os CACs devem ter em mãos documentos digitalizados comprabatórios de suas habitualidades (doze para o nível 2 e vinte para o nível 3, nos últimos doze meses) e de participação em campeonatos.

Nas competições, são exigidas quatro para o nível 2, sendo duas em nível estadual, distrital, regional ou nacional e seis para o nível 3, sendo duas em nível nacional ou internacional.

Com isso, ele deve seguir os seguintes passos:

  • Fazer login no SisgCorp;
  • Clicar em ‘Solicitação de serviço‘, depois em ‘Pessoa Física‘, e finalmente em ‘Listar Processo‘;
  • Logo abaixo do título ‘Lista de Processos’, selecionar a opção ‘+ Novo‘;
  • Selecionar a opção 2: ‘Escolha as atividades e serviços‘;
  • Após clicar em serviço, ficará disponível a nova opção: ‘Apostilar mudança de nível de atirador desportivo‘.
  • Após continuar, aparecerá a opção ‘Nível Atirador‘. O CAC deverá selecionar o nível para o qual pretende migrar* (*Segundo o EB informou à reportagem, de acordo com a portaria 166/2023, cada atirador deve permanecer pelo menos um ano em cada nível).
  • A migração direta foi disponibilizada excepcionalmente para quem possuía as habitualidades e participações em campeonatos nos 12 meses anteriores à publicação da portaria 166, em 28 de dezembro de 2023, de acordo com o informativo 004/2023.
  • Depois, o CAC deve fazer um upload de um documento único com o comprovante de suas habitualidades e das participações em campeonatos. Basta clicar em ‘Escolher’, clicar no documento, e depois em ‘Carregar’.
  • Após concordar com o ‘Termo de Ciência, de Compromisso e Responsabilidade’, uma aba para a geração da GRU (Guia de Recolhimento da União) deverá ficar disponível. O processo tem início após seu pagamento.