No lançamento de academia de tiro

Taurus vai apresentar nova pistola militar e submetralhadora em abril

Fabricante gaúcha vai fazer lançamento conjunto de sua academia de tiro com novas armas; previsão de inauguração é em abril

A Taurus prepara o lançamento de uma pistola militar
A fabricante gaúcha prepara o lançamento conjunto de sua academia de tiro, nova submetralhadora e pistola militar. Na foto, uma PT92 customizada (Pedro Pligher/TGT)

A Taurus Armas prepara o lançamento de sua nova submetralhadora 9mm, e de uma pistola militar, também inédita, para o mês de abril, junto à inauguração de seu primeiro centro de tiro no Brasil, o Taurus Shooting Academy.

“Será o lançamento de uma nova plataforma de pistolas militares, que irá concorrer no mercado militar global”, diz o CEO da fabricante gaúcha, Salesio Nuhs, em entrevista ao THE GUN TRADE, realizada em São Paulo.

Nova pistola da Taurus terá três tamanhos

Ele afirma que a nova pistola da empresa virá com três tamanhos, será também no calibre 9mm. Salesio afirma que a arma já está em testes, tendo passado por vários protocolos, devendo estar disponível para o mercado em breve.

Embora com foco no mercado militar, a empresa também está preparando, para o futuro, uma linha dessa nova plataforma voltada aos campeonatos de IPSC (Confederação Internacional de Tiro Prático).

Shooting Academy: ‘Pista de corrida’

Já a academia de tiro, instalada ao lado da fábrica, em São Leopoldo (RS), será a maior pista de tiro coberta da América Latina, segundo o executivo.

“Serão quatro linhas de 100 metros, e dez linhas de 50 metros”, afirma o executivo. Segundo Salesio, as linhas podem ser inteligadas, “sendo possível, por exemplo, montar uma pista de IPSC coberta”, diz.

De acordo o CEO, propósito da academia de tiro é servir como apoio ao CITE [Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia] da fabricante gaúcha.

“Tudo que estivermos desenvolvendo, será testado ali”, afirma. “Será a ‘pista de corrida’ da Taurus'”, diz Salesio, comparando a fabricante com uma montadora de carros, com espaço para test-drive.

A academia de tiro da Taurus será também voltada às polícias militares e grupos especiais da polícias, que poderão fazer cursos no local.

Na inauguração, a empresa irá convidar várias unidades policiais e embaixadores da marca, de todo o mundo, aproveitando a ocasião para o lançamento das novas armas.

A fabricante estuda ainda a possibilidade de tornar o espaço um clube de tiro para civis, além de um espaço de degustação para seus próprios funcionários.

Academia terá espaço anexo, com homologadora

De acordo com Salesio, o complexo terá ainda, ao lado, um espaço fechado, destinado à homologação. “Teremos um laboratório, com todos equipamentos, que será alugado para um terceiro”, afirma.

O objetivo, segundo ele, é ganhar tempo e agilidade, visto que a empresa que faz esse serviço para a Taurus está hoje em São Paulo.

Submetralhadora ‘mais leve e compacta’ do mercado

Já a nova submetralhadora da Taurus está pronta, homologada e certificada. A arma, no calibre 9mm, será destinada ao mercado policial global.

Segundo Salesio, a arma será a mais leve e compacta do mercado em sua categoria. A composição terá grafeno, e possivelmente, nióbio.

“Estamos estudando se vamos lançar agora algo com nióbio, ou se esperamos para ter um pouco mais de amplitude em seu uso”, diz o CEO.

“No limite, qual é o objetivo? Acabar com o câncer dos metais, como ferrugem, oxidação. Ainda não chegamos nisso, ninguém chegou. Mas já conseguimos uma série de vantagens, como aumento de resistência, durabilidade e redução do peso.”