Revólveres e pistolas

Taurus lança armas comemorativas pelos 85 anos da empresa

Fabricante gaúcha lançou edições de armas em calibres permitidos, que acompanham embalagem especial de madeira

A edição comemorativa da Taurus tem dois revólveres e duas pistolas
A Taurus lançou edições especiais de dois revólveres e duas pistolas em celebração ao aniversário da empresa (divulgação/Taurus)

A Taurus lançou quatro edições comemorativas de suas armas, em celebração aos 85 anos da companhia, completados no último dia 17 de novembro.

Foram escolhidas duas pistolas e dois revólveres pela empresa, em calibre permitido, que foram apresentados na última semana.

Elas contém uma decoração especial comemorativa, e acompanham uma embalagem especial feita de madeira. São 120 exemplares para cada modelo.

Taurus lança armas comemorativas; veja quais são

A empresa escolheu os equipamentos que representaram “momentos decisivos” na história das armas: “Da herança dos revólveres single action à inovação das pistolas de 3ª geração com a tecnologia do grafeno”, diz a empresa, na página institucional sobre os 85 anos da companhia.

Revólver Imperador Single Action, .38 SPL

Os revólveres foram os primeiros produtos da Taurus, que consolidou a atuação da empresa no segmento de armas de fogo.

O modelo Imperador, lançado pela empresa no ano passado, conta com o sistema usado pelo primeiro revólver inventado, por Samuel Colt, com cilindro rotativo e ação simples.

Desenvolvidos no século XIX, os revólveres de ação simples carregados com munições metálicas representaram uma inovação crucial na história das armas de fogo, destacando-se por sua capacidade de realizar vários disparos sem a necessidade de recarregar cada câmara separadamente com pólvora e espoleta“, diz a empresa.

Revólver 85, .38 SPL

Em dupla-ação, cano curto e acabamento fosco, o Taurus 85 é um clássico do Brasil.

“Uma referência no mercado brasileiro, celebra a evolução dos revólveres para o sistema de dupla ação e representa a excelência da empresa na fabricação de revólveres”, diz a empresa.

Pistola 59S, .380 Auto

A 59S representa aquilo que foi uma nova era para a Taurus, quando a companhia gaúcha adquiriu a subsidiária da fabricante italiana Beretta no Brasil, na década de 80.

Foi quando a empresa brasileira entrou no mercado de pistolas, onde atua até hoje, fabricando pistolas na consagrada plataforma italiana. “A Pistola 59S exalta a era das “metálicas” de alta capacidade, que dominaram o século XX, marcando a 1ª geração de pistolas”, diz a Taurus.

“A Taurus 59 .380 Auto, lançada em 1990, é uma derivação da 58, de mesmo calibre, que, por sua vez, é baseada na 57 em calibre .32 Auto, esta última lançada em 1980, logo após a Taurus adquirir a subsidiária brasileira da Beretta do Brasil.”

GX4 Carry, .38 TPC

Já o último modelo escolhido, celebra duas invenções da empresa. O primeiro calibre brasileiro, .38 TPC (Taurus Caliber Pistol), inventado devido às restrições legais pós-2023, a fim de ser o mais potente entre os permitidos.

Em segundo lugar, o início do uso de grafeno nas pistolas, o que a empresa classifica como “a 3ª geração de pistolas”.

A Taurus afirma que o material “proporciona resistência e durabilidade muito superiores aos materiais [usados tradicionalmente nas pistolas]. 

O importante investimento nesta nova tecnologia, além de agregar valor aos produtos Taurus, agregam valor ao Brasil, que possui a terceira maior reserva de grafeno do mundo“, completa.