A Taurus promoveu mais um avanço em sua estratégia de ‘militarizar’ seu portfólio de armas, assinando um MoU (memorando de entendimento) para possível operação de aquisição do controle societário da Mertsav, fabricante turca de armas leves especializada no segmento militar.
Em seu portfólio, a empresa tem metralhadoras pesadas, como em .50 BMG (Browning Machine Gun), metralhadoras leves de infantaria, como na plataforma M249, versão full e compacta, além de fuzis AR15 e de precisão em .308 Winchester, lança-granadas e submetralhadoras na plataforma MP5.
Caso a aquisição venha a ocorrer, “vamos produzir as armas na nossa fábrica no Brasil, e se concretizarmos a compra, não iremos mover as unidades turcas”, diz o CEO, Salesio Nuhs, com exclusividade ao THE GUN TRADE, sobre a assinatura de hoje.
Segundo ele, o financiamento da aquisição será feito com capital próprio. No entanto, a Taurus também busca viabilizar algo com o Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a qual a fabricante gaúcha já obteve financiamento no passado.
Taurus assina MoU e apresenta portfólio ‘turco’
A assinatura teve palco na LAAD Defence & Security, que começou nesta terça-feira (1) no Rio de Janeiro.
Por lá, a Taurus já apresentou todo portfólio militar, incluindo protótipos, como antecipou o THE GUN TRADE. Algumas das armas em exposição, como as metralhadoras de infantaria Minimi e 249, além da .50 BMG, dos fuzis sniper e lança granadas, são fabricados pela Mertsav.
O MoU é apenas o primeiro passo para a empresa entender se haverá viabilidade de uma parceria.
O prazo para concluir os estudos de viabilidade vai até o fim de julho, renovável por dois meses. Se for concretizado, as empresas devem assinar um term-sheet em seguida.
“Passamos os últimos dois anos pesquisando e a decisão está tomada com relação a entrada nesse segmento. Caso efetivada, esta aquisição reduzirá muito o tempo para o desenvolvimento destes produtos e permitirá um salto no patamar do portfólio da empresa, complementando a linha de armas leves, tornando a Taurus muito mais competitiva no segmento militar”, afirma a empresa, em comunicado enviado à imprensa.
De acordo com Leonardo Sesti, Diretor de Engenharia e Qualidade da Taurus, “o MoU contempla um amplo portfólio de produtos com as mais recentes tecnologias, entre eles rifles de infantaria e precisão, submetralhadoras e metralhadoras leves, isso é uma decisão estratégica que colocará a Taurus como uma das poucas empresas do mundo a oferecer um portfólio de produtos completo, do .22 LR ao .50 BMG”.
Quem é a Mertsav
Fundada em 2006, a empresa “Mertsav tem operado continuamente na indústria de defesa e tem contribuído orgulhosamente para vários projetos de armas de fogo para alguns dos principais fabricantes do mundo, incluindo ser uma das maiores subcontratadas da MKE [empresa estatal que fornece suprimentos às forças armadas da Turquia] por muitos anos”, segundo site da companhia.
Segundo a fabricante, “com a expansão do envolvimento do setor privado na indústria de defesa, a Mertsav começou a investir no desenvolvimento e produção de seus próprios produtos, alavancando anos de expertise”.