Fabricante mineira

BRV quer AR 'competitivo'; armas em .308 chegam no 1º semestre, diz CEO

Nova fabricante de armas, de Minas Gerais, prepara lançamento de dois fuzis de precisão e desenvolve uma plataforma AR, já em testes

A BRV Defense vai trazer um novo fuzil de precisão no mercado
O fuzil BRV, no calibre .308 Winchester (divulgação/BRV Defense)

A nova fábrica de armas brasileira, a mineira BRV Defense, prepara o lançamento de dois modelos de fuzis de precisão para o primeiro semestre, e também de uma plataforma AR15, que deve sair ainda neste ano.

Em entrevista ao THE GUN TRADE, o CEO da empresa, José Souza, disse que as armas ferrolhadas foram certificadas e estão em fase de apostilamento na DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados) do Exército.

A BRV Defense vai trazer um novo fuzil de precisão no mercado
O fuzil BRV Pro Competition, com pintura na cor areia; sem picatinny longo na parte superior e com ranhuras do cano no perfil helicoidal (Reprodução/BRV)

Já o fuzil AR virá no calibre 5,56x45mm e .300 BLK. Ele ainda está sendo testado. Sem dar maiores detalhes, Souza diz que o preço vai ‘dar um susto’ no mercado, pois a empresa quer ser competitiva.

Ele preferiu não fornecer dar estimativas, visto que a recente volatilidade cambial do Brasil, com o preço do dólar experimentando grandes variações nos últimos meses, muda a conta do custo de produção.

Armas nacionais, foco no exterior

No entanto, o foco da BRV Defense é vender armas no exterior. “Queremos vender para o mercado civil internacional”, disse o CEO.

Ele afirma, no entanto, que espera que a arma faça sucesso no mercado local, entre os CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). A fabricante está atualizando seu site para ter um e-commerce das armas, destinadas a varejistas de PCE (Produtos Controlados pelo Exército).

As armas da BRV são 100% nacionais, produzidas na sede da empresa, em Mantena (MG). Somente o carregador do primeiro rifle será importada. A arma usa um modelo da americana Magpul. Para as outras duas armas, o carregador é fabricado na BRV.

Segundo Souza, a fábrica também está adaptando seu maquinário interno a fim de poder produzir mais armas, para atender a uma eventual grande demanda nos próximos meses.

BRV Pro Competition

O primeiro rifle da BRV foi apresentado no último ano, durante a Shot Fair realizada em São Paulo.

A fabricante mineira optou por trazer seu primeiro equipamento como um fuzil de precisão baseado na plataforma Remington 700, nomeado de BRV-01 Pro Competition. À época, o THE GUN TRADE fez uma reportagem sobre a nova arma.

O fuzil BRV, no calibre .308 Winchester (Pedro Pligher/The Gun Trade)

O rifle estará disponível em três versões: .308 Winchester com câmara estilo match; multicalibre (7,62 mm x 51mm e .308 Winchester) e 6,5 mm Creedmoor.

O outro rifle construído pela empresa ainda é mantido em sigilo, mas o CEO revelou que será um modelo com uma coronha completamente diferente.

A fábrica também está construindo supressores de ruído, disse Souza.