O mercado CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) deve ganhar, nos próximos meses, um novo modelo de espingarda calibre 12, pump action.
A ‘Supernova’, fabricada pela italiana Benelli, está a caminho do país. O modelo, que é de uso permitido, tem cano de 18,5″; capacidade de 6+1; coronha regulável em 5 posições.
Feita com uma carcaça de alumínio, a arma tem revestimento de polímero e conta com trilho para miras ópticas. O preço de venda para o consumidor final deve ficar entre R$ 13 mil a R$ 14 mil.
Ela já foi certificada pelo Exército Brasileiro, e deve chegar ao Brasil no início de 2025, de acordo com Renê Silva, representante da Benelli Defense no país, que conversou com THE GUN TRADE durante a COP International, realizada em São Paulo, de 16 a 18 de outubro.
“No momento, temos somente a tramitação no exterior até a chegada do equipamento”, afirma o empresário, estimando 90 dias para a conclusão do processo.
A arma será distribuída no Brasil, com exclusividade, pela NL Tecnologia e Segurança.
“Combat proven”
No país, a Benelli tem representação apenas da Benelli Defense, braço da empresa destinado às vendas para forças militares e policiais. No mundo, a empresa é líder no mercado de espingardas para o segmento policial, de acordo com Renê Silva.
No Brasil, não é diferente. O empresário afirma que a Benelli tem mais da metade do mercado brasileiro. O portfólio para o mercado policial inclui diversos modelos semi-automáticos, hoje restrito a CACs.
“Aproximadamente 15 instituições no Brasil usam modelos de espingarda da Benelli”, diz Renê, citando Polícia Federal, Ibama, Receita Federal, entre outras instituições.
“Nos últimos anos ganhamos todas as licitações mais importantes do mundo, da OTAN. Para o exército português, forças italianas, francesas, australianas. É um produto combat proven“, afirmou à reportagem um diretor italiano da empresa.