40º aniversário

SIG SAUER lança edição comemorativa da pistola P226

Pistola abriu espaço da fabricante suíço-alemã nas Forças Armadas dos EUA; modelo está disponível por US$ 1.200 no mercado americano

A edição comemorativa vem com um embalagem original, manual do usuário e o livreto de edição limitada "History of the P226" aniversário (divulgação/Sig Sauer)
A edição comemorativa vem com um embalagem original, manual do usuário e o livreto de edição limitada "History of the P226" aniversário (divulgação/Sig Sauer)

A operação americana da SIG SAUER lançou, em julho, uma edição especial comemorativa de sua clássica pistola P226. A arma, no calibre 9mm, está disponível por US$ 1.200 no mercado americano, e acompanha embalagem no estilo original, de quando foi lançada há 40 anos, além de um livreto de edição limitada “History of the P226”.

Segundo a fabricante, a ‘P226 40º aniversário’ homenageia “o MK25 adotado pelos Navy SEALs e DEVGRU em 1989”. A pistola, derivada da P220, segundo modelo criado pela fabricante, e que já era um sucesso global, foi desenvolvida à época para competir nos testes do programa ‘XM9’ do Exército dos EUA.

Arma empatou com Beretta M9 em testes do governo

O programa XM9, realizado entre 1983-84, foi o terceiro de uma série de programas desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos a fim de buscar uma nova pistola para as Forças Armadas.

A SIG SAUER P226 —à época, ainda exclusivamente desenvolvida pela operação original suíço-alemã— foi uma das duas finalistas do concurso, passando em todos os testes. No entanto, a arma acabou perdendo para a Beretta 92F (que foi renomada Beretta M9) por questões de custo. Mas seu legado havia começado, e ela seria escolhida após alguns anos por uma renomada força de combate dos EUA.

” Embora não tenha sido selecionada, o desempenho e a capacidade da P226 capturaram a atenção dos SEALs de elite da Marinha dos EUA. Eles adotariam oficialmente a P226 em 1989 para se tornar a MK25, e ela serviria durante a Guerra Global contra o Terrorismo como sua pistola de serviço oficial”, afirma Tom Taylor, Diretor de Marketing e Vice-Presidente Executivo da SIG SAUER, inc, em comentário divulgado no início do ano sobre a pistola comemorativa.

Segundo Taylor, a seleção da pistola pelos Navy SEALs marcou o início de uma relação entre a SIG SAUER e o exército dos EUA, “e a P226 se tornou a pedra angular de várias futuras parcerias bem-sucedidas, incluindo o M17, o M18 e o programa Next Generation Squad Weapons (NGSW)”. O M17 foi o vencedor do programa XM18, realizado em 2017, que buscava uma pistola compacta para as Forças Armadas dos EUA

“Igual à original”

Segundo a SIG SAUER, a pistola comemorativa conta com todas as mesmas características do modelo original, possuindo uma estrutura de liga metálica, carregador de dupla coluna com capacidade de 15+1, sistema de gatilho DA/SA, e cano de 4,4 polegadas.